Hoje é dia de Santa Bárbara
Hoje, 04 de dezembro, é dia de Santa Bárbara! Venerada pelos militares e pelo corpo de bombeiros (eles prestam homenagem a ela todo dia 04/12), ela é a nossa protetora contra os raios, as tempestades, perigos de explosões e contra a morte repentina.
Santa Bárbara passou quase toda sua vida confinada em uma torre de fortaleza por ordem de seu pai que era pagão. Bárbara, porém, era cristã e por esse motivo foi condenada à morte.
Na simbologia cristã, Bárbara é apresentada como uma mulher virgem, alta, majestosa, com uma palma significando o martírio, um cálice como um símbolo de proteção e ao lado uma espada, considerado o instrumento de sua morte. Saiba também que ela é protetora dos Sagitarianos.
Que tal você aproveitar a oportunidade e fazer um pedido para Santa Bárbara iluminar seus caminhos no amor, na saúde, na prosperidade e em todas as batalhas de sua vida? Não se esqueça de acender uma vela a ela para homenageá-la e também orar bastante. Você não precisa ser filho de Santa Bárbara para prestar essa homenagem.
Oração a Santa Bárbara
“Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida: (fazer o pedido) para que, vencedor(a) de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora e render Graças a Deus, criador do céu, da Terra, da Natureza; este Deus que tem o poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Amém. Santa Bárbara, rogai por nós”.
Na Umbanda, Santa Bárbara é representada pelo Orixá Iansã. Ela é uma guerreira poderosa, é a Deusa da espada e do fogo, senhora dos ventos, tempestades, trovões, raios, ciclones, furacões, vendavais, e também dos espíritos desencarnados.
Ao lado de Omolu, foi esposa de Ogum, de forte temperamento e também esposa de Xangô. Ela ajuda os desencarnados que estão à margem da Lei divina os levando para um plano melhor.
Vamos a algumas de suas características:
– Comidas: Acarajé, bobó, inhame.
– Chakras: Frontal e cardíaco.
– Cores: Coral, marrom e vermelho.
– Comemoração: 04 de Dezembro.
– Dia da semana: Quarta-feira.
– Elemento: Fogo.
– Ervas: Cana, espada de Iansã, para raio.
– Flores: Flores amarelas e corais.
– Metal: Cobre.
– Pedras: Coral, cornalina, granada e rubi.
– Essência: Patchouli.
– Planetas: Júpiter e Lua.
– Símbolo: Raio.
– Sincretismo: Santa Bárbara e Joana Darc.
Viva Santa Bárbara! Viva Iansã! Salve! Salve!
Beijos,
Ariel